sábado, 19 de maio de 2007

I am a plastic bag!

É preciso contar a história do começo, como na Bíblia, concorda?

Na universidade existe um esquema para integração, cultura, intretenimento, etc. dos estudantes que se chama Give it a Go! "Experimente!", basicamente. Eles oferecem vários tipos de atividades e esse semestre tinha uma que me interessou muito. Era uma oficina que ensinava a fazer bolsas de tricô com sacolas plásticas de supermercado. Fiquei com vontade de ir, mas tinha que trabalhar nesse dia. Acabou que não rolou, mas a idéia ficou.

Numa outra dessas andanças pela net encontrei o blog da Rosa Pomar, uma portuguesa super talentosa. Tanto que virei fan dos trabalhos dela instântaneamente. E num é que lá tinha a tal bolsa de plástico crocheteada?! Foi aí que voltei a ficar animada com a idéia.

Depois teve o post aí debaixo no qual eu falo de como essa tal rede de supermercados britânica falhou, na minha opinião, em oferecer uma proposta verdadeiramente ecológica aos seus clientes quando se trata dos saquinhos. Acabei querendo dar a minha contribuição prática ao debate!

Fashionable ou não isso vai de cada um. Mas que foi um barato fazer essa minha bolsa 100% reciclável e super amiguinha da natureza, ah isso foi!
Se mais alguma alma talentosa estiver afim de aprender como fazer, lá vai um tutorial breve (bem, estou inferindo que essa alma talentosa saiba crochetear...):

Pegue sacolinhas de supermercado que você muito provavelmente iria jogar no lixo, e corte em tirinhas de certa de 3cm cada.
Eu não contei, mas acredito que usei cerca de 30 sacolinhas do Tesco na confecção dessa bolsinha.


Depois de cortadas, una as tirinhas uma a uma.

E depois enrole num grande "novelo" de plástico!
Eu usei uma agulha de crochê número 5 nesse projeto. Mas isso vai depender da grossura do plástico e também do efeito que você quer dar ao seu projeto.
Como crochê é uma das técnicas que, embora já meio afastada dos ganchinhos há um tempo, continua sendo a que me sinto mais confiante, eu fiz essa bolsinha de cabeça. Mas qualquer outro esquema funciona perfeitamente!


Algumas voltinhas depois e com um par de alças de acrílico no arremate, eis a minha bolsa de plástico 100% reciclável. E biodegradável - de acordo com o que diz nas sacolas!
Ainda não estreei, portanto não sei dizer quanto peso ela aguenta. Mas assim que colocá-la a prova eu conto!

Nenhum comentário: